19.2.03

¡NO PASARAN!

O Mojica é que tava certo...

Barcelona é uma cidade maravilhosa, definitivamente nao é como o rio, mas tem toda um atmosfera apaixonante que vai dos icones grafitados nas paredes seculares ao animo exaltado das pessoas com seus lenços e dreads multicoloridos nas boates da moda ou nas okupas mais recentes. Eu poderia morar ali tranquilamente - no verao, claro. Jah está me castigando duramente por abandonar o projeto "endless summer". Mas ok, um dia volto pra essa onda, quiças revezando meu Botafogo Valley com Barcelona. Começou a esfriar demais e eu finalmente completo um mês longe de casa, longe dos Lokis, das Minas e da chapa quente. Aliado Don Juan aparece no meu sonho orientando-me o que tenho de fazer. Desisto de Sevilla, Marrocos e Portugal e rumo pra Madrid, destinaçao final da viagem.

Tenho a "brilhante" idéia de ir de ônibus que apesar de demorar um par de horas mais que o trem é menos da metade do preço. Eu sempre odiei viajar de ônibus. Mas uma vez mais na vida... Bah... Pra que!? O trem saiu de Barcelona meia noite e deveria chegar em Madrid sete da manha, tudo ia bem até a metade do caminho em Zaragoza, quando começou a nevar. Eu tava tentando dormir mas nao consegui por causa do Marroquino sentado do meu lado (odeio viajar de janela) que o tempo todo despencava em cima de mim e o Porteño Boludo atrás de mim que ouvia Mano Negra no Walkman num volume que provavelmente o deixava surdo porque o onibus todo devia tar ouvindo. Dai o Boludo diz - Olha tá nevando... Eu sei que o onibus foi começando a andarada vez mais devagar, devagar, devagar até parar por completo, depois que ele ficou uma hora e meia parado resolvi acordar o marroquino, sair od meu lugar lá na frente ver o que estava acontecendo.

- La carretera esta cerrada!!!

Parece que uma avalanche bloqueou a estrada kilometros lá na frente causando um mega engarrafamento que durou pelo menos mais uma hora. O Engarrafamento estava só na pista direita, a pista da esuqerda estava livre para a passagem das escavadoras que removiam e derretiam a neve, quando a estrada finalmente voltou a andar a porra do motorista ao invés de trocar pra pista da esquerda tentou seguir pra direita, quando ele viu que nao ia dar, tentou passar pra esquerda e acabou atolando no meio da pista, voltando a bloqueá-a e causar outro mega engarrafamento. O idiota ficou naquela de primeira e ré por pelo menos mais uma hora, sem conseguir mover a porra do ônibus mais de alguns metros, num determinado o ônibus inclinou pra cacete, e pro meu lado, eu podia imaginar o ônibus tomando, eu raxchando o vidro com minha testa e pelo menos um marroquino e dois Pakis caindo em cima de mim. Um bonde de Pakis de dois metros de altura desceu do ônibus pra tentar ajudar a desatolá-lo, como nao tinhamos pá improvisamos com esfregoes e tábuas. Eu nao desci pra audar tava morto de cansaço, eu nao consegui dormir nesses onibus, e no dia anteriro tinha acordado cedo pra fazer checkout do hotel, deixando as malas lá e passeando o dia todo pelo MONT JUIC, o ponto mais alto de Barcelona, completamente zumbi, porque tinha voltado pro hotel por volta das seis da manha anterior depois de muita borrachera por conta de um dos Barmans do Manolo´s que me jurou de pé junto nao ser o dono, apesar de tar na cara de sê-lo.

Neguinho consegiu a muito esforço cavar a porra da neve envolta das rodas do ônibus e calça-las com tábuas. Daí a porra do motorista GOIABA, GAROTO, IDIOTA, MONGOL ao invé de cair pra pista da esquerda (que já tava voltando a congelar, porque nao parava de nevar) continua indo rumo a direita e volta a encalhar a porra do ônibus. Ele era muito garoto, ia arrancando de mansinho, ao invés de sair cantando peneu ao estilo "motorista carioca", eu tive vontade de ir lána frente explicar pra ele - Escuta caralho!!! Porque tu nao aregaça o motor e sair daqui!? É fácil, primeiro tu dá umas aceleradas no ponto morto, depois tu pisa fundo o acelerador, pisa na embreajem, engata a primeira e solta a porra da embreagem num golpe só! O ônibus vai pular, se nao tombar a gente sai daqui...

Mas eu nao ia conseguir explicar isso em espanhol e o cara parecia ser parente do dono da empresa de onibus pelo carinho que tinha pelo veículo. Pelo menos nisso ele liberou a pista da esquerda, e depois de mais meia hora atolados apareceu outro ônibus da mesma companhia, que parou lá na frente para ajudar. Este piloto nao era garoto e fez exatemente o que eu sugeri, tirando-nos da merda em menos de cinco minutos...

Caralho... O Zé do Caixao é que tava certo... O Inferno é gelado...

Nenhum comentário: