Nesta terça, 2 de Novembro de 2010 enquanto milhões de Mexicanos celebravam a milhão "El dia de los Muertos" como o fazem a três mil anos, sete milhões de moradores da California sairam de suas casas pra votar na Prop. 19, que visava legalizar o porte e o cultivo da maconha para fins comerciais. Apesar de ter gerado bastante repercussão na mídia mundial, a proposta foi derrotada por 53% dos votos contra 46% a favor.
A campanha dividiu opiniões, mesmo dentro do movimento pró-legalização nos EUA, muitos cultivadores afirmaram que essa legalização tiraria o negócio das mãos dos ativistas e cultivadores de sempre, permitindo que corporações entrassem na dança. Embora também divida muitas opiniões, já é possível cultivar, portar e consumir maconha em 14 estados norteamericanos mais o destrito federal, desde que seja para uso medicinal. Ativistas como Richard Lee da Oaksterdam University não se encherga derrotado, ciente do debate positivo que a Prop 19 causou em todo planeta. Politicos Mexicanos já manifestaram a intenção de discutir a legalização no seu país, caso a Prop 19 tivesse passado. Quem mora no sul do mundo sabe que é uma questão de tempo para que a erva seja legalizada na California, no restante dos EUA e por consequência todo o mundo ocidental...
Na foto da agência Reuters, cerca de 15mil fumetas expiram juntos na universidade do Colorado, precisamente as 16h20 do dia 20 de Abril deste ano. Para bom entendedor um pingo é letra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário