Em 1971, uns universiotários maconheiros lá da California começaram a se encontrar todo o dia as 4h20 da tarde para degustar sua erva favorita. A mania se espalhou e 4h20 acabou sendo um para se fumar um (assim como tradicional chá das cinco inglês), e por consequencia, o dia 20 de Abril (4/20 nos paises em que se fala Inglês) o dia mundial da maconha, com demonstrações por toda a parte. Celebrando a data, a equipe da revista semSemente, a primeira revista de cultura canábica brasileira, preparou um breve teaser com imagens de algumas matérias que estarão na primeira edição e um snapshot do ensaio com nossa Miss semSemente.
No Brasil, o evento mais significativo da cultura cannabica é a Marcha da Maconha realizada em diversas cidades no mês do Maio. No fim de semana passado, cerca de 60 cultivadores se reuniram secretamente num bar da Zona sul do Rio para comemorar os 9 anos do Growroom, o maior forum de cultivo de maconha em português. No video algumas imagens da festa, eu tive lá, e não te vi lá! Para participar no ano que vêm é muito simples... Não compre, Plante!
A Marcha da Maconha é sincronizado com um evento mundial, o Million Maryjuana March, que ocorrem em centenas de cidades do mundo, a maioria no primeiro fim de semana de Maio. As primeiras cidades latinoamericanas a aderirem ao movimento foram o Rio de Janeiro e a Cidade do México, ambos em 2002. Na cidade do México, a organização ficou por conta da AMES (Associacíon Mexicana de Estudios del Cannabis) da qual faz parte o diretor de cinema Julio Zen, que lança hoje também o videoclipe "Envuelto en Humo" do grupo de hiphop Bastön, no qual ele menciona várias publicações, coletivos e icones da cultura cannabica mundial, incluíndo o nosso querido Capitão Presença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário