25.10.10

Uma geral no Estevan Oriol tour!


Outubro foi um mês intenso, após seis meses de pré-produção, eu e o brodér Cassiano Gomes recebemos o fotógrafo chicano Estevan Oriol, uma das maiores referências em cultura de rua do mundo. O objetivo, montar exposições no Rio e em São Paulo e circular com o cara pelas quebradas e altas rodas de ambas as cidades atrás de cliques e conexões, foram 25 dias de pouco sono, quatro mil kilometros rodados num Citröen Picasso emprestado e muitas histórias pra contar e expor...

Acostumado aos estandes de tiro e as gangues de Los Angeles, Oriol visitou bailes funk e se impressionou com o despojo com que os traficantes cariocas circulam com seus fuzis, se apaixonou pela batida do pancadão, seus paredões de caixas de som e seus passinhos peculiares. Visitamos também a UPP Cantagalo, o QG da BOPE em laranjeiras e uma unidade da POLINTER que integra o projeto “Carceragem Cidadã” do delegado Orlando Zacone, um projeto muito nobre que visa reduzir a superpopulação carcerária e melhorar a vida dos detentos.

Em São Paulo, logo no primeiro dia fomos convidados a almoçar no restaurante Dalva e Dito do superchef Alex Atala, e fomos surprendidos na mesa pelo magrelo Chester Bennington, vocalista do Linkin Park. Amigo e fã do trabalho de Oriol, ele nos convidou para assistir seu show no SDU. Encontramos a banda mais tarde no seu hotel e rumamos para Itú sob escolta policial da GARRA (que traz no seu brasão um cartum do Faro Fino!) e conseguimos ver o final do show do Pixies, além do próprio Linkin Park. No dia seguinte fomos recepcionados na Mocca pelo pessoal dos car clubs Otra Vda e Vida Real, que foram nossos guias, motoristas e seguranças nos dias seguintes por roles pela Zona Leste e Sul de Sampa. Antes de voltarmos ao Rio ainda visitamos Mano Brown, Ice Blue, DJ Cia, Pixote e Helião na gravação do novo álbum dos Racionais MCs.

De volta ao Rio, visitamos um ensaio da escola de samba Viradouro, aonde recurtamos um caminhão de gatas para o Estevan fotografar, na semana seguinte fomos a festa de 20 anos da MTV, que teve como atração principal a reunião do Planet Hemp, apos quase dez anos sem tocar. A primeira visita de Estevan Oriol ao Brasil foi em 1995, como road manager do Cypress Hill, que teve abertura do Planet no auge de “Usuário”, seu primeiro álbum. Apesar de ter apenas cinco musicas foi uma performance clássica como sempre, mas o clima após o show na MTV estava meio esquisito. Mesmo assim, consegui, arrastando-os pelo braço, reunir os integrantes para a foto clássica, que abre este post. O futuro da banda, mesmo com alguns shows já marcados, ainda é meio incerto, mas o fato é que Marcelo, Zé Gonzáles e B. Negão curtiram publicamente a foto no Facebook.

No Blog de Estevan Oriol já dá pra ter uma idéia dos resultados da tour, em algumas fotos digitais do rolé. As “fotos de verdade” como gosta de ressaltar Oriol só devem brotar por aí nas próximas semanas, nas páginas de revistas e sites de todo o mundo, afinal foram feitas em filme. E não paramos por aqui, Oriol pretende voltar ao Brasil para coletar mais material e lançar no futuro um trabalho focado neste maravilhoso país, as novidades vocês acompanham aqui no Djangobroder.

Agradecimentos mais que especiais a Fabio Nonô e Cristina Martinez; Lucas e Ana do Scotch Passport; Marcela Sobral, Fátima Sá e Isabel de Lucca do Globo; Matilha Cultural e Maurício da Agência Cartaz; Edgard Reymann da Playboy; Murinho, Fabiano, Ana Vitória e Fernandinha da Nike; Du Toninhas, DJ Sandrinho e Mr. Catra; Marcos Frossard; Alemão, Tatá, Sérgio Japonês, Gibi e Marinho dos Carclubs Otra Vida e Vida Real; Fernando do La Dolce Vita; Tibira; João, Viv Ann e Pura Chingona da Mocca; Fernando Cassandra; Joe Hahn e Chester Bennington do Linkin Park; Nicole, Aori e DJ Babão da LUV; Pepeto do Cantagalo; Galera da Fundão; os policiais Orlando Zaconne, Julio e Ricardo; Alê da MTV; família Planet Hemp e todos os outros que devo ter esquecido…


Nenhum comentário: